segunda-feira, 14 de julho de 2008

CRÔNICA - O PRIMEIRO CÍRIO

O Primeiro Círio

Neste segundo domingo de outubro, a comunidade católica de Belém renova impressionante demonstração de fé e devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Recorda-se que, desde os instantes iniciais de sua fundação, o culto mariano marca presença, em nossa cidade, com a invocação a Nossa Senhora de Belém do Grão Pará.
Pela manhã, da Catedral à Basílica, multidão canta louvores e recita orações, alguns conduzindo ex-votos, na romaria, dos devotos, com Maria Santíssima, se reencontram com Jesus, o Cristo da eterna aliança e que deixou, aos discípulos, a recomendação para divulgar sua mensagem de Paz – segundo a Igreja ensina, há milênios, em sua missão apostólica.
Na história do grande acontecimento, talvez um dos maiores do mundo católico, consta que o então governador da Província do Grão Pará, Dom Francisco Coutinho, ficou bastante impressionado com a visita dos devotos, na ermida, construída por Plácido, onde se encontrava a imagem da Mãe Divina. Pensou na possibilidade de realizar festejos de tal forma que popularizasse a devoção. Uma feira atrairia habitantes do interior que poderiam comercializar os produtos de suas lavouras, paralelamente às práticas litúrgicas. Estava tudo organizado com aprovação das autoridades eclesiásticas. Às vésperas dos eventos, o governador adoeceu, ficando impossibilitado de comparecer às festividades. Recorreu a N. S. de Nazaré e fez uma promessa: iria até a ermida, onde se encontrava a imagem e a conduziria até a capela do Palácio do Governo, caso melhorasse da enfermidade. Graça alcançada, o governador cumpriu promessa. Foi o primeiro Círio, na capital paraense, exatamente no dia 8 de setembro de 1793.
Pádua Costa